Ative as legendas
Ensaio de Prova de Carga Dinâmica (PDA)
Segurança
O método de análise CAPWAP (Case Pile Wave Analysis Program), utiliza os dados obtidos pelo Método de Case na instrumentação de campo, calibrando as cargas ativadas e discretizando as parcelas de resistência de atrito e ponta, dentre outros parâmetros dinâmicos necessários.
Custo
O custo de preparação do ensaio de carregamento dinâmico é bem inferior ao custo das tradicionais provas de carga estática
Produtividade
Possibilidade de realizar vários ensaios por dia com pouca ou nenhuma interferência na rotina de obra.
Prova de Carga Dinâmica (PDA)
O PDA (Pile Driving Analyzer) é um ensaio de carregamento dinâmico que tem como objetivo avaliar a capacidade de carga da interação solo/estaca.
São colhidos sinais através da instalação de sensores no fuste da estaca, em uma seção situada pelo menos duas vezes o diâmetro abaixo do topo da mesma. Os sinais destes sensores são enviados por cabos ao equipamento PDA, que armazena e processa os sinais em tempo real. Além da capacidade de ruptura do solo, esse ensaio pode gerar outros tipos de dados como:
-
Tensões máximas de compressão e tração no material da estaca durante os golpes;
-
Nível de flexão sofrido pela estaca;
-
Informações sobre a integridade da estaca, com localização de eventual dano e estimativa de sua intensidade;
-
Energia efetivamente transmitida para a estaca, permitindo estimar a eficiência do sistema de cravação;
-
Deslocamento máximo da estaca;
-
Velocidade de aplicação dos golpes.
Segundo a NBR 6122/2022, para comprovação de desempenho, as provas de carga estáticas podem ser substituídas por Ensaios Dinâmicos, que são mais rápidos, possuem menor custo, e quase não causam transtorno à obra, na proporção de cinco ensaios dinâmicos para cada prova de carga estática.
A GEOTESTE® possui equipe de profissionais altamente qualificados, treinados no exterior, com ampla experiência no processo de execução do ensaio, garantindo assim um altíssimo padrão de confiabilidade e segurança a sua obra.
Normas de referência:
-
ABNT NBR 13208 – 2007
-
ASTM D4945 – 08
-
ASTM D7383 – 10