Prova de Carga
Estática Bidirecional
Investindo continuamente em pesquisas e desenvolvimento de novos serviços, a Geoteste alcançou um grande sucesso ao realizar com êxito Provas de Carga Estática pelo método Bidirecional. Com essa conquista, a empresa agora faz parte de um seleto grupo de organizações que dominam essa avançada tecnologia.
O ensaio de carga compressiva axial bidirecional fornece medições precisas e distintas do cisalhamento lateral mobilizado acima de um conjunto de macaco embutido e do deslocamento da ponta da estaca, juntamente com qualquer cisalhamento lateral mobilizado abaixo dela. A capacidade máxima mobilizada da estaca equivale a duas vezes a carga máxima aplicada pelo macaco hidráulico durante o teste. Além disso, os resultados dos ensaios oferecem informações cruciais para avaliar a distribuição da resistência ao atrito lateral ao longo da estaca, a quantidade de suporte final mobilizada no fundo da estaca e o comportamento de deflexão de carga a longo prazo.
A carga máxima de teste especificada deve ser determinada em conformidade com os resultados desejados pelo engenheiro. No caso de estacas permanentes em projetos, o engenheiro pode restringir a compressão axial bidirecional para medir o movimento da estaca sob uma carga de prova predeterminada, confirmando assim a capacidade aceitável da estaca e seu deslocamento como parte do programa de controle ou garantia de qualidade. Testes que buscam mobilizar completamente a capacidade de compressão axial da estaca de teste podem permitir ao engenheiro otimizar a eficiência da estaca, reduzindo seu comprimento, a quantidade ou o tamanho do estaqueamento, resultando em uma economia de custos no teste.